Alimentos - Nutrição

ALIMENTAÇÃO

CAFÉ DA MANHÃ – ENTENDENDO SUA IMPORTÂNCIA

CAFÉ DA MANHÃ – ENTENDENDO SUA IMPORTÂNCIA

Foto: Divulgação

DICAS para um café da manhã saudável

Por Regina Corrêa

CAFÉ DA MANHÃ – ENTENDENDO SUA IMPORTÂNCIA

Quem tem tempo para tomar o café da manhã? Provavelmente milhões de pessoas que vivem nas grandes cidades acordam e saem para trabalhar ou estudar em jejum. Quando alguém lhe indaga os motivos, você com certeza tem a resposta imediata: “Levanto cedo e não tenho tempo!”, “Não tenho fome quando acordo!”, “Quero manter o meu peso!” e até mesmo “Não tinha nada saudável para comer em casa ... não deu tempo para comprar no dia anterior!”.

Pois bem ... chegou o momento de repensar estes hábitos. Pular esta primeira refeição do dia pode até aumentar o risco de engordar. E sabe por quê? Quando dormimos passamos de 6 a 8 horas sem comer. Quando acordamos nosso organismo precisa de energia para trabalhar, estudar, praticar atividade física, etc. Quando não fazemos o desjejum (café da manhã) pode resultar em mais fome ao longo do dia e com isto a possibilidade de ingerir 10% a mais de calorias que o normal. Sem falar nas consequências danosas para o nosso organismo como a falta de concentração, irritabilidade, fraqueza, náuseas entre outros sintomas desagradáveis; além de aumentar o risco de diabetes, doença cardíaca e obesidade. Isto acontece devido a um desequilíbrio do nosso metabolismo (o organismo funciona mais devagar para nos proteger), porque entende estar numa situação de carência de nutrientes. Desta forma vamos “economizar” energia e quando voltarmos a comer haverá uma tendência maior em acumular tecido gorduroso como forma de reserva.

A maioria dos brasileiros faz sua primeira refeição na rua e as escolhas para uma refeição rápida normalmente são ricas em açúcares e gorduras, como por exemplo um copo de refrigerante e um salgado. Um estudo feito pela Universidade de São Paulo mostrou que os brasileiros estão comendo mais açúcar do que deveriam, sendo que o refrigerante é o principal responsável pelo consumo excessivo de açúcares. Por outro lado há exageros nas quantidades usadas para adoçar café, chá e sucos, o que coloca a população em risco de desenvolver doenças como diabetes, obesidade e até problemas ósseos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS o consumo de açúcar não deveria ser superior a 10%, o que corresponde a duas colheres e meia de sopa de açúcar/dia. O consumo exagerado de sal também é um dos grandes responsáveis pelo aparecimento de doenças como a hipertensão arterial, derrame, infarto e até problemas renais. A OMS recomenda que o consumo médio de sal não deve ultrapassar a uma colher de chá rasa de sal/dia. Portanto, deve-se evitar principalmente o consumo exagerado dos produtos industrializados como os salgadinhos, biscoitos (principalmente os recheados), sopas prontas, macarrão instantâneo entre outros.

Mas como deve ser um café da manhã saudável e que seja rápido e prático? Saber combinar os alimentos é uma grande DICA como por exemplo: pão integral (contem mais fibras, vitaminas e minerais quando comparados com os pães que levam apenas farinha refinada) + queijo de preferência branco (contem teor de gordura reduzido) + fruta “in natura” (rica em fibras, vitaminas e minerais) ou em forma de suco. Quando possível, combinar o suco com vegetais e frutas, tendo como DICA bem saudável o suco feito com uma cenoura, uma maçã, água de coco e uma folha de couve – é muito nutritivo e saboroso sendo excelente para a memória, para a saúde da pele, ajuda a aumentar a imunidade e hidrata o corpo.

Outras DICAS para um café da manhã saudável: iogurte desnatado + aveia + fruta, ou shake feito com leite desnatado + germe de trigo + banana, ou torrada integral + pasta de soja + suco de abacaxi com hortelã.

Se a desculpa for falta de tempo, lá vai uma DICA: deixe tudo preparado na noite anterior e acorde 10 minutos mais cedo, ou leve para comer no seu trabalho. O importante é não pular as refeições. Procure durante o dia manter um intervalo máximo de 4 horas entre as refeições.

Veja uma DICA importante se o problema for falta de apetite pela manhã: procure comer menos à noite, assim você provavelmente acordará com fome. Gradativamente e sem grande sacrifício, você conseguirá estabelecer o equilíbrio ideal de apetite ao longo do dia.

Agora que você já entendeu que o café da manhã saudável equilibra nosso organismo, em pouco tempo notará uma melhora no seu desempenho físico e mental. Em breve, com certeza você será um multiplicador desta DICA!

Regina Corrêa – graduada em nutrição e pedagogia, especializada em nutrição clínica e terapia nutricional. Atendimento individual com programa personalizado de orientação nutricional e re-educação alimentar para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos; e consultoria em educação nutricional. Colaboradora de matérias sobre nutrição em veículos de comunicação como: Rede Globo TV, Rede Record TV, Rede Brasil TV, Rede Boas Novas TV, Jornal do Brasil, Rádio Nacional entre outros e do site www.nossadica.com . Aluna do curso sobre Alimentação Viva da nutricionista Valéria Symões.

Regina Corrêa – Nutricionista Clínica
Programa personalizado de orientação nutricional e re-educação alimentar
para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
Atendimento: Contato Regina Corrêa