PATUBATÊ no Carnaval 2018
O PRINCIPAL Grupo Percussivo e Carnavalesco do DF – PATUBATÊ – está pronto para sair às ruas e animar foliões, desde o pré-carnaval até a ressaca, com participações, já confirmadas, em 10 Blocos Alternativos e Tradicionais
Com vários carnavais na bagagem, agitando foliões, tanto como atração principal assim como convidados especiais, o Grupo PATUBATÊ traz inovações ao carnaval de Brasília ao levar aos festeiros um extenso roteiro de músicas, passando por maracatu, samba, frevo, baião, carimbó, ciranda e muita empolgação em cortejos que ninguém fica parado.
Para este ano, o diretor musical do grupo, Fred Magalhães, promete novas levadas e novas coreografias, “já estamos nos preparativos, cumprindo quase 10 horas de ensaios semanais, desde novembro do ano passado”, comenta Fred, e faz o convite, “quem quiser brincar o carnaval, como integrante da bateria, é só participar da nossa oficina, quem está nela, desfila com a gente”. As aulas acontecem terças e quintas, das 19h às 22h, e basta mandar uma mensagem para @PatubateSomEMovimento, no Facebook, para se inscrever”.
Entre 26 de janeiro e 24 de fevereiro, o PATUBATÊ vai estar nas entrequadras comerciais do Plano-Piloto, Funarte, Museu na República, Clube Vizinhança, Espaço Cultural Canteiro Central, Parque da Cidade e no Centro Cultural Banco do Brasil. “Confirmados, já são 10 Blocos de Rua, mas este número deve crescer à medida que vamos nos aproximando da folia”, garante, e para não morrer na avenida, “muita água de coco”, dá a dica.
Sempre com a participação dos integrantes da Oficina de Percussão e do Bloco Eletrônico, o PATUBATÊ contará com grupos e músicos convidados, além de um naipe de metais. “Entre eles estão os grupos Afoxé Omó Ayó e 3 no Brega, DJs, e os ritmistas Marcelo Lima e Leandro Morais”, avisa do diretor do grupo, “mas estamos buscando outros para se juntarem ao nosso bloco, como passistas e outros Grupos Percussivos”, adianta.
O PATUBATÊ alcançou reconhecimento nacional ainda maior quando, em 2016, passou por todos os Estados brasileiros, percorrendo um total de 329 cidades em 95 dias, à frente do cortejo oficial da Tocha Olímpica Rio 2016, tendo sido assistido por mais de 20 milhões de pessoas. Em seus 18 anos de carreira, o grupo já se apresentou em 20 países, com turnês solos ou em participações em grandes festivais como o Rock in Rio, edições Lisboa e Madri.
Vídeos:
Release: www.youtube.com/watch?v=cAm7rsR1ac0
Samba Eletrônico: www.youtube.com/watch?v=EFJPmTceo-0
Na Torre de TV: www.youtube.com/watch?v=-gO5WcMziD8
Programação:
– 20/01 – Bloco “VIRGENS DA ASA NORTE” – Museu da República, das 15h às 16h. Bloco PATUBATÊ com Afoxé Omó Ayó e convidados com naipe de metais.
Fundado por uma turma de amigas e amigos loucos por carnaval que se sentiram da obrigação de fazer folia em Brasília. Surgiu então o Virgens da Asa Norte, um Bloco inspirado no carnaval pernambucano, quando em dias de folia homens de vestem de mulher, uma tradição que acontece há 73 anos. Segundo os organizadores, o Bloco busca atravessar os gêneros, desfilar exagero, deboche, irreverência e bom humor.
– 26/01 – “Festival MUSICAR” – CCBB Brasília, das 14h às 16h. Com Bloco PATUBATÊ, Oficina de Construção de Instrumentos e Cortejo para crianças.
– 27/01 – Blocos “SUVAQUINHO” e “SUVACO DA ASA” – Complexo Cultural da FUNARTE, das 11h às 13h. Bloco PATUBATÊ com Afoxé Omó Ayó e convidados com naipe de metais.
– 03/02 – Bloco “BAHIA DE TODOS OS SONS” – Clube Unidade de Vizinhança da 604 Norte, das 12h às 18h. Bloco PATUBATÊ com Afoxé Omó Ayó, Marcelo Lima e Leandro Morais.
– 05/02 – Bloco “ME ENGOLE QUE EU SOU JILÓ” – Praça dos Prazeres das 201 Norte, das 20h às 23h. Bloco PATUBATÊ com Afoxé Omó Ayó, Marcelo Lima, Leandro Morais, “3 no Brega” e convidados com naipe de metais.
Os cults, vidrados e apaixonados pela sétima arte, tem no “Engole que eu sou Jiló” uma noitada de folia para botar na Rua, no caso – a Tesourinha da 201 Norte, suas fantasias cinéfilas. Iniciativa dos criadores do Cineclube Jiló na Guela, o Bloco surgiu há três anos, quando estreou com o enredo “Solta a Claquete”. Para este ano, só indo ao Bloco para conhecer o novo sambinha, que certamente vai combinar referências à produção cinematográfica, o samba e as desventuras da vida cultural e noturna brasiliense.
– 10/02 – Bloco “CONCENTRA, MAS NÃO SAI” – Comercial da 404/5 Norte, das 15h às 16h. Bloco PATUBATÊ com Afoxé Omó Ayó, Marcelo Lima, Leandro Morais, “3 no Brega” e convidados com naipe de metais.
O “Concentra, Mas Não Sai” desfila desde 2001, na 404 norte, reduto da boemia e da malandragem asanortista. Idealizado pelos moradores da própria quadra e de quadras vizinhas, muitos deles envolvidos diretamente com a música e a noite brasiliense. Desde sua fundação, vários artistas já passaram pelos palcos do Concentra, principalmente quando o bloco começou a realizar e apoiar eventos culturais e sociais na comunidade, como feiras, festa junina, rodas de samba, entre outros.
– 11 e 12/02 – “Carnaval no CCBB Brasília”. Bloco PATUBATÊ com Afoxé Omó Ayó e convidados com naipe de metais.
– 12/02 – “CARNAVAL NO PARQUE” – Parque da Cidade, das 20h às 22h. Bloco PATUBATÊ com Afoxé Omó Ayó, Marcelo Lima, Leandro Morais, “3 no Brega” e convidados com naipe de metais.
– 13/02 – Projeto “SETOR CARNAVALESCO SUL”, do Coletivo LABIRINTO, no SCS, das 12h às 19h. Bloco PATUBATÊ com Afoxé Omó Ayó, Marcelo Lima, Leandro Morais, “3 no Brega”, DJs e convidados com naipe de metais.
– 24/02 – “RESSACA DE CARNAVAL DO SUVACO e PATUBATÊ” – Canteiro Central, no SCS, das 21h às 02h. Bloco PATUBATÊ, Orquestra Marafreboi, Afoxé Omó Ayó, Marcelo Lima, Leandro Morais, “3 no Brega” e convidados com naipe de metais.