O V Festival Itinerante de Leitura chega às suas últimas atividades de 2018 com encontros de leitura entre crianças e idosos, para bebês com necessidades especiais e também com alunos de escolas públicas.
Na sexta-feira, dia 24, os autores Alessandra Roscoe, Alexandre Rampazo e Penélope Martins coordenam leituras partilhadas com idosos e crianças. Neste encontro de gerações – memórias e afetos dão tons especiais aos enredos das histórias trazidas pelos próprios autores. Chamada de “Caixinha de Guardar Tempo”, a tarde especial acontece na Obra Social Santa Isabel, em Brazlândia, das 15h às 17h. O Santa Izabel funciona como ponto de encontro para atividades de socialização dos mais vividos.
Carinhosamente chamada de “Brincar de Ler”, a manhã de leitura para crianças e bebês portadores de necessidades especiais acontece no sábado, dia 25, das 10h30 às 12h30. Novamente, Alessandra Roscoe, Alexandre Rampazo, Penélope Martins, com o reforço da escritora e ilustradora carioca, Marília Pirillo, vão levar arte, entretenimento e lazer a um público, por vezes, pouco assistido de atividades lúdicas e culturais. Criatividade no uso de linguagens para cativar novos leitores, será o fio condutor deste encontro marcado para acontecer no Centro de Educação Infantil 04 de Taguatinga.
A caravana literária do V Festival Itinerante de Leitura desembarca, ainda, no domingo, dia 26/08 das 10h30 às 12h30, no Centro de Ensino Fundamental 15 do Gama para uma roda de leituras, histórias e cantigas aberta a toda a comunidade.
Desde 2013, o brasiliense FIL – Festival Itinerante de Leitura, idealizado pela jornalista e escritora Alessandra Roscoe, que também assina a curadoria e coordenação geral, percorre creches, asilos, hospitais e casas abrigo levando, gratuitamente, leituras afetivas, performances, contações de histórias, canções e poesias. Em suas cinco edições, o programa já foi ao encontro de mais de oito mil espectadores, em especial, bebês, crianças, mulheres em situação de vulnerabilidade, pessoas com necessidades especiais e idosos.
O Uniduniler Todas as Letras alcançou reconhecimento internacional em 2017 por sua importância na implementação do hábito da leitura para a primeira infância, crianças de zero a seis anos, pelo CERLALC Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe, sob os auspícios da UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O Festival é realizado com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF.