Nos dias 04 e 05 de outubro a banda brasiliense Gypsy Jazz Club, apresenta show de lançamento de seu segundo CD autoral.
“Uma deliciosa coleção de faixas compostas por um dos grupos pioneiros do jazz manouche nacional.” É assim que o jornalista e crítico musical especializado em Jazz Manouche, Henrique Inglez de Souza, descreve o CD “Menestrel”, segundo álbum do quarteto.
O álbum é uma reunião de músicas inéditas com composições dos integrantes e de parceiros do grupo. Em uma mescla do Jazz Manouche tradicional com a Música Brasileira, o CD traz novos elementos para o grupo, como o bandolim, cavaquinho e o fraseado do choro.
Ainda segundo Henrique Inglez de Souza “A abordagem deste álbum esbanja arranjos adornados pelo charme envolvente dos ritmos brasileiros. E tudo com a veia original que tanto destaca a carreira do Gypsy Jazz Club.”
O grupo é formado pelos talentosos músicos brasilienses: Igor Diniz, no contrabaixo acústico; Eduardo Souza, no violão manouche; Pedro Vasconcellos, no cavaquinho e Victor Angeleas no bandolim e violão tenor.
O estilo musical conhecido como Jazz Manouche ou Gypsy Jazz faz referência ao jazz europeu dos anos 30, cuja tradição e estilo foram cunhados por músicos de origem cigana, onde o seu maior expoente é o violonista francês, nascido na Bélgica, Django Reinhardt (1910-1953). A musicalidade se diferencia do jazz tradicional por não incluir instrumentos de percussão em suas formações e por optar pelo som acústico. A banda brasiliense incorpora ao estilo uma instrumentação brasileira e utiliza o Choro e a música local para dialogar com a sonoridade tradicional, criando uma roupagem própria para o repertório.
O grupo está em atividade desde 2013 e lançou seu primeiro CD em 2016 com o violinista norte-americano Ted Falcon. O Gypsy Jazz Club compõe o cenário musical de Brasília e se apresenta em casas de shows, bares e grandes eventos da cidade, com destaque para os shows realizados no Clube do Choro de Brasília, no Festival Instrumenta Brasília, e nas comemorações do 58º aniversário de Brasília, em 2018, abrindo apresentação do grande Hermeto Pascoal.
Gypsy Jazz Club apresenta o show de lançamento do CD Menestrel, nos dias 04 e 05 de outubro no Clube do Choro de Brasília, às 21h.
SERVIÇO
Show: Lançamento CD Menestrel
Artista: Gypsy Jazz Club
Local: Clube do Choro de Brasília
Datas / Horário: 04 e 05 de outubro às 20h (quinta e sexta-feira)
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Músicos Eduardo Souza: Violão Manouche
Igor Diniz: Contrabaixo Acústico
Pedro Vasconcellos: cavaquinho
Victor Angeleas: Violão Tenor / Bandolim
Contato / Produção / Imprensa:
Fernanda Pacini (61) 982029339 – ferr.pacini@gmail.com
gypsyjazzclub@gmail.com
Mais informações:
Facebook: https://www.facebook.com/gipsyjazzclub/
Instagram: https://www.instagram.com/gypsyjazzclub/
Evento: https://www.facebook.com/events/2220984588157839
SOBRE OS MÚSICOS:
EDUARDO SOUZA
Membro fundador do grupo Gypsy Jazz Club, Eduardo dedica-se à música brasileira e é pioneiro no violão de jazz manouche em Brasília. Formado em violão popular pela Escola de Música de Brasília, vem atuando como instrumentista em regionais de choro da cidade. Realizou turnês nos EUA ao lado de músicos norte americanos em 2016 e 2018, onde teve a oportunidade de apresentar-se em casas como Blue Whale, em Los Angeles, Red Poppy, em San Francisco. Ministrou workshops de violão brasileiro no California Jazz Conservatory, e no Centrum Choro, em Port Townsend.
IGOR DINIZ
Brasiliense, Contrabaixista acústico e elétrico, formado em música pela Universidade de Brasília, tem como principais influências o jazz, a musica erudita e a música brasileira. Hoje é professor da Escola de Música de Brasília, atua em shows e gravações de diversos grupos da cidade como a orquestra filarmônica de Brasília, a Orquestra Ars Hodierna, o Kervansarai e o Gypsy Jazz Club, além de acompanhar diversas cantoras e cantores da cidade.
PEDRO VASCONCELLOS
Natural de Brasília, descendente de uma família musical, é licenciado em Música pela Universidade de Brasília (UnB), participou de diversas gravações entre CDs, DVDs e outras mídias. Dividiu o palco com grandes artistas do país, como o bandolinista Hamilton de Holanda, o saxofonista Paulo Moura e o multi-instrumentista Hermeto Pascoal. Compositor, lançou três discos atuando como solista e principal compositor: Primeiro (2010), com o grupo Aquário; Transparente (2011), com o pianista Ricardo Nakamura; e A Comédia do Coração (2011) com o baixista e cantor Ebinho Cardoso. O reconhecimento não tardou: a música “A Estrela e o Homem” foi diversas vezes premiada em festivais pelo Brasil e, em 2013, a música “Dos Anjos” lhe rendeu dois prêmios pelo Festival da Rádio Nacional FM.
VICTOR ANGELEAS
Bandolinista de 10 cordas, compositor e arranjador. Formado em Música pela Universidade de Brasília, onde atualmente cursa seu mestrado, também em música. Foi vencedor em 2018, do maior prêmio da música independente do mundo, o Independet Music Awards, com premiação no Lincoln Center, em Nova Iorque, na categoria melhor álbum de estreia, com seu grupo de choro Sai da Frente, em um álbum 100% autoral. Ganhou em 2016, o Festival da Rádio Nacional, na categoria música mais votada na internet, com “Virada do Choro”. É anfitrião do Programa Face Musical, junto com seu parceiro Márcio Marinho, e professor da Escola de Música de Brasília.