Uniduniler Todas as Letras
&
FIL Festival Itinerante de Leitura
Criatividade no uso de linguagens plurais e afetivas para a formação de novos leitores, é o fio condutor de caravana com autores de obras literárias que vai percorrer creches, hospitais, escolas, asilos, casa abrigo e acampamento rural
Depois de alcançar reconhecimento internacional em 2017 por sua importância na implementação do hábito da leitura para a primeira infância, crianças de zero a seis anos, pelo CERLALC Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe, sob os auspícios da UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Uniduniler Todas as Letras dá início à sua 5ª Edição e promete, mais uma vez, cativar Regiões Administrativas do DF em torno de livros, leituras e afetos.
Desde 2013, o brasiliense Uniduniler, idealizado pela jornalista e escritora Alessandra Roscoe, quem também assina a sua coordenação geral, realiza o FIL Festival Itinerante de Leitura, percorre creches, asilos, hospitais e casas abrigo levando, gratuitamente, com leituras afetivas, performances, contações de histórias, canções e poesias. Realizado com recursos do FAC Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, a edição 2018 do FIL vai reunir uma caravana de escritores, ilustradores e arte educadores brasilienses ou radicados por aqui, assim como vindos de outros estados e também do exterior, por nove Regiões Administrativas do DF para promover encontros diretos entre eles e leitores de todas as idades.
O V Festival Itinerante de Leitura teve início em junho com encontros de formação para idosos e jovens e com uma revoada de pipas ilustradas, mas vai concentrar suas ações ao longo de todo o mês de agosto, quando serão promovidos 16 eventos literários em creches, hospitais, escolas, asilos e também numa casa abrigo e num acampamento rural. Segundo Alessandra Roscoe, “a ideia é mostrar que a leitura pode ser muito mais que decifrar códigos, que todos podem se encantar com o poder de um livro aberto, de uma história partilhada, mesmo quem ainda não sabe formalmente ler ou escrever, juntar letras para formar palavra”, e pontua “o FIL contempla todas as leituras possíveis, que estão muito além das páginas escritas”.
Entre os convidados do V FIL, estão a bailarina bielorrussa e arte educadora especializada em primeira infância, Inesa Markava, e a musicista portuguesa, Raquel Gomes, ambas do Berço da Artes da Sociedade Artística e Musical de Pousos (SAMP/Portugal). Do Brasil participam autores e ilustradores, com trajetórias reconhecidas e vários prêmios acumulados no Brasil e no Exterior, entre eles Alessandra Roscoe, Adriana Nunes, Dad Squarisi, Romont Willy e Tino Freitas, do DF; Alex Gomes e Cris Alhadeff, do Rio de Janeiro; Alexandre Rampazo e Penélope Martins, de São Paulo; e o ilustrador Roger Mello, único brasileiro premiado com o Hans Christian Andersen de ilustração, considerado o Nobel da Literatura Infantil.
As leituras sensoriais para bebês, com idade de 0 a 3 anos, acontecem nos dias 2, 16, 24 e 25 de agosto. Os primeiros encontros, no dia 2, serão no Auditório do Museu da República, nos horários das 14h, para bebês de 0 a 1 ano, às 15h, para bebês de 1 a 2 anos, e às 16h, para os pequenos de 2 a 3 anos. A entrada é gratuita, aberta ao público e as senhas serão distribuídas 30 minutos antes do início de cada sessão.
No dia 16 de agosto, quinta-feira, no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais – CEEDV, da SGAS 612 Sul, a escritora e mediadora de leituras Alessandra Roscoe tem encontros com bebês cegos, que são atendidos pela instituição. Alessandra é autora de vários livros infantis, já tendo sido indicada ao Prêmio Jabuti com uma de suas publicações. Nas leituras sensoriais, utiliza inúmeros recursos lúdicos e cênicos para despertar nos pequenos a percepção dos outros sentidos: com sonoridades e acalantos, tecidos, objetos, brinquedos dentre outros materiais, Alessandra propõe diversas maneiras de ler e vivenciar as histórias com os mais miúdos. As leituras sensoriais serão das 9h às 11h da manhã.
A tarde do dia 24, sexta-feira, das 15h às 17h, é reservada a leituras partilhadas entre avós e seus netos. Neste encontro de gerações, memórias e afetos são os enredos das histórias trazidas pelos próprios autores Alessandra Roscoe, Alexandre Rampazo e Penélope Martins. Chamada de “Caixinha de Guardar Tempo”, essa tarde especial acontece na Obra Social Santa Isabel, em Brazlândia.
“Brincar de Ler” foi o nome escolhido para a manhã de leitura com crianças portadoras de necessidades especiais. Mais uma vez, Alessandra Roscoe, Alexandre Rampazo e Penélope Martins são os artistas responsáveis por levar arte, cultura, entretenimento e lazer a este público, por vezes, pouco assistidos de atividades lúdicas e de socialização. As atividades têm início às 10h30 e seguem até às 12h30.
Em suas quatro edições anteriores, o Uniduniler e o FIL já foram ao encontro de mais de seis mil espectadores, em especial, bebês, crianças, mulheres em situação de vulnerabilidade, pessoas com necessidades especiais e idosos. Ao todo, mais de 30 escritores, ilustradores e mediadores de leitura, entre premiados e com reconhecimento nacional e internacional, já participaram do projeto. Assista aqui a um documentário que mostra os afetos, as trocas, relatos dos autores e um pouco de como foi a 4ª Edição do Festival.
Exceto às que acontecem na Casa Abrigo e nos hospitais, todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e têm classificação indicativa livre.
Programação completa em: unidunilertodasasletras.wordpress.com
Sobre o Festival
O FIL prima pelo afeto que uma leitura partilhada pode promover. Com o intuito de mostrar que a leitura literária, mais do que fonte de prazer, pode estimular capacidades e até ser terapêutica. O Festival vai aonde os livros nem sempre chegam, para fazer com que eles encontrem leitores em potencial. A emoção é o fio condutor de todo o trabalho, seja estimulando a memória dos idosos, a percepção sensorial dos bebês e deficientes visuais, ora por meio de brincadeiras ora com música para crianças, adultos e grupos de famílias. Livros gigantes e bem diferentes, pipas poéticas com trechos de livros, ilustrações dos autores convidados e muitas, muitas histórias partilhadas compõem o acervo utilizado. Além disso, o Festival realiza também ações preparatórias com professores e cuidadores de idosos com o objetivo de capacitálos como mediadores de leitura.
Assista aos vídeos e saiba mais sobre o Festival:
II Edição: youtu.be/Goyf_3VSFTs e youtu.be/ei7cxmg8aBA
Institucional, sobre a II Edição: youtu.be/itnbHurR3n4
III Edição:
Leitura e Brincadeira tudo a ver: youtu.be/fYnSb6TXGko Leitura com bebês: youtu.be/-_LpWYV6ck8
Leitura e Memória, com idosos: youtu.be/QHpMewke8qI Leitura Sensorial, com deficientes visuais: youtu.be/-OijH3tDoTc Leitura no Hospital do Câncer, com crianças: youtu.be/ElEgEEi-9sU Revoada Poética: youtu.be/XVeQaQZ_Fe0